Mini Curso Básico de Técnica Vocal (en portugués)

3ª Série Nº. 127 Dezembro 2008
Notícias da ACAL
As sociação de Coros da Área de Li sboa

Mini Curso Básico de Técnica Vocal

1ª Parte – Noções Básicas sobre a Produção do Som

Para que consigamos produzir o som através da nossa
voz, recorremos a vários órgãos do nosso corpo que trabalham
conjuntamente para viabilizar este processo. São
eles: o Aparelho Respiratório, a laringe, as pregas vocais,
os ressonadores, (como a cavidade nasal, a cavidade craniana,
a cavidade toráxica, a cavidade bucal e a faringe),
os articuladores (língua, lábios, palato duro (céu da boca),
palato mole, dentes e mandíbula.

A produção do som acontece quando o ar ao ser expirado,
passa pelas pregas vocais fazendo-as vibrar. Neste
momento entram em ação os articuladores cuja função,
neste contexto, é levar o som para as cavidades de ressonância.

Como vemos, não cantamos ou falamos “pela garganta”
como muitos pensam, e sim com todo o conjunto de
órgãos que se interligam são os responsáveis diretos pela
transformação do ar inspirado em som. A esse conjunto
de órgãos poderemos chamar de “Aparelho Fonador”.

VOCÊ SABIA QUE…

* Pregas vocais é o nome correto e não “cordas vocais”,
pois tratam-se de pregas de tecido fibro-elástico e muscular
revestidas por uma mucosa.
* A pessoas que necessita do uso mais intenso da voz,
devem consciencializar-se que há um considerável gasto
de energia neste evento, sendo de grande importância a
ingestão de alimentos de fácil digestão antes das atividades
vocais.

2ª Parte – Saúde Vocal

Neste capítulo iremos apresentar hábitos e alimentações
saudáveis ou não para uma boa higiene
vocal. Prestem bastante atenção e vamos, desde
já, procurar cuidar bastante do nosso instrumento
de trabalho que é precioso e único, nosso Aparelho
Vocal

 – Beba bastante água em temperatura natural! (no
mínimo 2 litros por dia) para manter as pregas vocais
hidratadas e em boa condição de vibração.
 – Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes
que auxiliam na limpeza da boca e da faringe,
favorecendo uma voz com melhor ressonância.

 – Beba suco de frutas! (Principalmente de frutas
cítricas).
 – Evite usar roupas apertadas, principalmente nas
regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois
isso poderá dificultar a respiração.
 – Não use pastilhas, sprays, anestésicos sem orientação
médica, pois para cada caso existe uma medicação
específica, portanto não se automedique nunca!
 – Evite alimentos gordurosos e “pesados” antes das
apresentações, pois dificultam a digestão.
 – Dê preferência aos alimentos leves e de fácil
digestão (verduras, frutas, peixe, frango).
 – Durma bem! Procure dormir, no mínimo, 8 horas
por dia.
 – Não durma de estômago cheio pois pode provocar
refluxo gastresofágico que é altamente prejudicial às
pregas vocais.
 – Não cante se estiver doente! Quando cantamos
envolvemos todo o nosso corpo e gastamos muita
energia, então recupere-se antes de voltar a cantar.
 – Evite ficar exposto por muitas horas em ambiente
que utiliza ar-condicionado pois provoca o ressecamento
das pregas vocais. Em casos onde isso não for
possível, procure estar sempre lubrificando as pregas
vocais com água ou suco sem gelo.
 – Evite ambiente com mofo, poeira ou cheiros muito
fortes, principalmente se você for alérgico.
 – Evite a competição sonora, ou seja, falar ou cantar
em lugares muito barulhentos.
 – Evite choques bruscos de temperatura.
 – Evite bebidas geladas.
 – Evite cochichar pois, ao contrário do que pensamos,
no ato de cochichar submetemos nossas pregas
vocais a um grande esforço provocando um desgaste
muitas vezes maior do que se conversarmos normalmente.
 – É proibido gritar, pigarrear, falar durante muito
tempo sem lubrificar as pregas vocais, fumar, ingerir
bebidas alcoólicas antes de cantar para “melhorar” a
voz.
IMPORTANTE!!!
Se você utiliza sua voz profissionalmente, é indispensável
a consulta com um médico especialista para que ele possa
fazer uma avaliação do seu aparelho vocal.
Não se esqueça de que o nosso “instrumento de trabalho”
é único e merece toda a nossa dedicação e atenção.
Nossas pregas vocais são a nossa identidade, são nosso
registro pessoal, portanto não se esforce para cantar
músicas em tons que não lhes são confortáveis pois assim
você estará prejudicando-as.

3ª Parte – A Postura Ideal

Devemos estar atentos a alguns aspectos relacionados à
postura no canto:
. Os pés devem estar afastados na direção dos ombros
• Coluna reta ombros e braços relaxados a fim de não tencionar
o pescoço.
• Queixo reto, olhando sempre em freente
Não fixar o olhar em nenhum ponto para não perder a
concentração
Podemos também cantar sentados observando:
Sentar na ponta da cadeira sobre os ossos das nádegas
(faça o movimento para os lados, como uma canoa e verifique
se está na posição correta)
Manter a coluna e o queixo retos
Braços e ombros relaxados

4ª Parte – A Respiração: “Respirando bem, cantamos
bem”

Para uma boa projeção da voz no canto, é necessário
obter o controle da respiração. Para realizarmos uma respiração
correta, devemos estar numa postura adequada,
pois a postura e a respiração andam juntas.
A inspiração deverá ser sempre nasal, pois o nariz funciona
como um filtro de ar. Se inspirarmos pela boca, estaremos
inspirando todas as impurezas podendo ocasionar
doenças inflamatórias do aparelho respiratório. Caso você
não consiga respirar pelo nariz, sugiro que procure imediatamente
um médico especialista.
Utilizaremos para o canto a respiração chamada diafragmática,
costo-diafragmática, ou abdominal-intercostal.
Devemos inspirar pelo nariz e canalizarmos esse ar em
direção à região abdominal (enchendo a barriga de ar).
É importante que os ombros e o peito não se movam.
Expire pela boca observando que enquanto o ar é expelido
a barriga vai esvaziando lentamente até chegar ao
normal.
ATENÇÃO!!!
Cuidado para não utilizar o ar de reserva, ou seja, não
pressione a barriga forçando-a a se esvaziar mais depressa
que o normal pois este feito poderá causar mal-estar.
Exercícios para o Controle da Respiração
Inspire lentamente (pelo nariz) até encher bastante as
paredes abdominais.
Coloque o dorso da mão em frete à boca e expire lentamente
.
Observe que o ar expirado estará quente.
Repita este exercício por 15 vezes (3 seqüências de 5)
em frente a um espelho (de preferência vertical) para que
você possa corrigir a postura e observar os ombros e peito
(que não deverão se movimentar)
Lembre-se de que ao término de cada seqüência, você
deverá relaxar, respirar fundo, encher os pulmões e soltar
o ar pela boca por 3 vezes para evitar mal-estar.
LEMBRE-SE:
Este tipo de respiração é uma novidade para muitos de
vocês, sendo assim, não deverá ser usada no dia-a-dia
sem que haja necessidade.
Capítulo 2 O Pré-Aquecimento Vocal
O que é pré-aquecimento vocal?
É, como o nome já diz, um aquecimento prévio da voz
ou simplesmente a preparação da voz para o seu uso
por um tempo prolongado e intenso.
Podemos aquecer nossa voz através de sons que irão
“massagear” nossas pregas vocais (que são músculos)
que como todo músculo precisam ser preparadas
e aquecidas antes de serem utilizadas na sua plenitude.
Lembrem-se que este pré aquecimento pode (e deve)
ser feito não só pelos cantores mas também por todos
os profissionais da voz, ou seja, todas as pessoas que
trabalham falando.

Exercício 1:
1. Inspire (armazenando o ar na região abdominal,
como vocês já aprenderam) até que a barriga esteja
repleta de ar.
2. Agora solte o ar aos pouco utilizando o som:
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr……
Observe que neste exercício a língua deve vibrar bastante!!!!
Caso a sua língua não vibre e você esteja forçando
para emitir este som, PARE, pois estará fazendo
da forma errada. Mas se você conseguiu emitir o
som com a vibração constante da língua, repita este
exercício todos os dias pelo menos durante 10 minutos.
Se for cantar em uma apresentação ou videokê ou
ensaiar com sua banda por muito tempo, pré-aqueça
sua voz durante 20 minutos (no mínimo) antes de
começar a cantar.
Pode-se também utilizar outras consoantes que possibilitarão
o mesmo efeito como, por exemplo, o som:
Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr…
Como se você fosse imitar o som do telefone
(‘TRRRRRIM!!!), mas lembrando de prolongar bastante
os erres (RRRR…) até acabar o ar.

Exercício 2:
Depois de já haver treinado bastante e já estar emitindo
os sons PRRRR… e TRRRR… sem falhas ou interrupções,
vamos repetir o exercício anterior com uma
diferença:
No final de cada som iremos acrescentar as vogais
A,E,I,O,U.
Exemplo1:
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÁ!!!!
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÉ!!!!
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÍ!!!!
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÓ!!!!
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÚ!!!!
Exemplo2:
Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÁ!!!!
Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÉ!!!!
Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÍ!!!!
Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÓ!!!!
Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÚ!!!!
IMPORTANTE!!!
Assim como nos exemplos acima, o som que você
estiver produzindo para pré-aquecer, deverá estar no
mesmo volume, intensidade e tom.
NÃO BRINQUE COM ESTE EXERCÍCIO FAZENDO
SONS MUITO AGUDOS, MUITO GRAVES OU MISTURANDO
OS DOIS TONS.
Repita os exercício SEMPRE no seu tom natural.
Como fazer para identificar o seu tom natural?
É simples, o seu tom natural é aquele que você emite
sem “forçar a garganta”, é um som natural que sai sem
esforço nenhum, como se você estivesse falando.
Se você não conseguiu fazer estes exercícios até acabar
o ar armazenado (sem utilizar o ar de reserva, certo???),
ou seja, você começou bem mas no meio do
exercício o som falhou,PARE! Respire fundo por 3
vezes, relaxe um pouco e só então recomece.
É muito comum, no início, não conseguirmos emitir
estes sons até o final, pois trata-se de sons que nós não
estamos habituados a produzir, mas com o treino diário,
fica cada vez mais fácil, acreditem!!!

Capítulo 3: Dicas e Dúvidas Iniciais para a Função
Vocal

Postura de Cantor
A postura é muito importante para o cantor, pois apesar
de termos que ficar bem à vontade e descontraídos,
temos também de observar alguns pontos importantes
tais como:
Pés paralelos na direção dos ombros
Braços e ombros relaxados
Coluna reta
Observando também que como utilizamos a respiração
diafragmática, devemos deixar a região
abdominal livre para que o diafragma funcione
tranqüilamente.
Procurar seguir estes passos não significa que devamos
ficar parados nesta posição para que tenhamos um bom
resultado, mas ficarmos soltos, relaxados e principalmente
nos sentirmos bem e à vontade quando estamos
cantando, pois cantar tem que ser sempre prazeroso.
Podemos também cantar sentados observando a postura
reta deixando o diafragma livre para funcionar bem.

Movimento das Pregas Vocais
As pregas vocais fazem o movimento abre-fecha, ou
seja, quando estamos calados elas estão abertas
(momento da respiração) e quando falamos ou cantamos
elas se fecham (momento da fonação). Infelizmente
elas não fazem somente estes movimentos mas também
se chocam quando são submetidas a abusos
vocais como: gritos, pigarreios e tosses excessivos, utilizar
tons graves ou agudos demais, praticar esportes
falando, competição sonora, etc… Estes choques pode
prejudicar demasiadamente as pregas vocais.
Eu cuido bem da minha voz???
Responda as questões a seguir como uma forma de
auto-avaliação sobre o cuidado que você tem com sua
voz.
Você percebe se ao final de um dia de trabalho (ou
apresentação) sua voz está mais fraca?
Você canta em diversos tons?
Quando você canta, leciona ou fala em público,
suas veias ou músculos do pescoço saltam?
Você sente dores na região do pescoço?
Após cantar você sente dor de cabeça?
Quando você canta acompanhando um cd, por
exemplo, você segue sempre o tom do cantor?
Você canta freqüentemente?
Você canta ou ensaia durante horas seguidas?
Você tem resfriados freqüentes?
Você fuma?
Você pigarreia muito?
Você tem alergia das vias respiratórias?
Página Suplemantar
Você tem faringite, amigdalite ou laringite freqüetes?
Você se auto-medica quando tem problemas na voz?
Você tem dificuldades digestivas? (azia, úlcera, refluxo
gastresofágico)
Observação:
Se você marcou mais que 4 itens fique atento e procure
tomar alguma providencia no sentido de modificar
seus hábitos.
Se você marcou mais de 6 itens procure um especialista
para que ele avalie o estado de suas pregas
vocais pois com estes sintomas você já tem que ficar
atento para que não ocorra problemas maiores futuramente.
Quais as conseqüências que os abusos
vocais podem me causar?
Estes abusos podem provocar alterações como:
Calos vocais
Nódulos
Pólipos
Edemas
Fendas
Dentre outras alterações ocasionadas pelas constantes
formas de abuso vocal.

Qual o primeiro passo a ser tomado para cuidar
da minha voz?
A primeira providência a ser tomada é a consulta a
um especialista, o OTORRINOLARINGOLOGISTA,
que é o médico que poderá detectar se há ou não
alguma alteração no seu aparelho fonador.
A partir do diagnóstico feito pelo Otorrinolaringologista,
se necessário o médico indicará o tratamento para
a correção de tais alterações com outro especialista,
o FONAUDIÓLOGO, que fará a correção destes problemas
através de exercícios.

Que tipo de exame é feito para detectar alterações
no meu aparelho fonador?
Um primeiro e importantíssimo exame a ser feito e
que é rápido e indolor, é a LARINGOSCOPIA, que é
o exame médico das cordas vocais. À partir deste
exame se o médico julgar necessário, solicitará
outros exames mais específicos.

Estes cuidados servem para todos ou apenas
para os cantores?
“As normas de cuidados com a voz devem ser seguidas
por todos, particularmente por aqueles que utilizam
mais a voz ou que apresentam tendências a
alterações vocais. Esses são chamados de Profissionais
da Voz, ou seja, professores, atores, cantores,
locutores, apresentadores, advogados, telefonistas,
telemarketing, vendedores, palestristas, dentre
outros. Entretanto muitos destes profissionais muitas
vezes por falta de tempo para se dedicar ao cuidado
de sua voz, podem estar cultivando um distúrbio
vocal decorrente do abuso ou mal uso da voz”.

Capítulo 4: Classificação Vocal

Este assunto é muito importante pois muitas vezes
acontece de não conseguirmos alcançar tons muito
agudos (finos) ou muito graves (grossos) sem saber
que isso se dá porque temos um naipe vocal característico.
Existem 3 classificações básicas para a voz masculina
e para a voz feminina como indicado abaixo:
Para saber a sua classificação vocal, você tem de
ser avaliado por um professor de Canto/Técnica
Vocal que irá, através de exercícios vocais
(vocalises) classificar sua voz dentro das três
opções acima.
Quase sempre nos espelhamos em algum cantocantora/
banda da qual somos fãs e tentamos imitálos
sem saber que podemos agredir nossas pregas
vocais tentando cantar numa extensão vocal que
não é a nossa.
Podemos cantar qualquer música que quisermos
desde que ela esteja no nosso tom.
O que significa a música estar no meu tom?
Quer dizer que eu consigo cantá-la sem me esforçar
demais até minha garganta doer ou minha voz
falhar ou até mesmo eu engasgar. Isso acontece
com muita freqüência por falta de informação e
orientação.
Muitas vezes é difícil, principalmente para quem
não toca nenhum instrumento, identificar em que
tom está a música que queremos cantar e mais
ainda qual é o tom confortável para mim.
Pois bem, vai aí uma dica:
Escolha uma música de sua preferência e cante
junto com o cantor observando alguns pontos:
Não deixe que as veias do seu pescoço saltem
Não se esforce até ficar vermelho
Não se preocupe em imitar a voz do cantor,
cante do seu jeito, com sua voz natural.
Não se preocupe se está desafinando, pense
apenas em seguir a música de uma forma
bem confortável para você.
Se ao final da música você verificou que:
Suas veias do pescoço não saltaram
Você não ficou vermelho
Não engasgou e sua voz não falhou em
momento algum…
PARABÉNS!!!!!! Você acaba de descobrir e cantar
no seu tom!!!
Agora é mostrar para um professor de música ou
algum amigo seu que conheça a música para te
dizer em que tom você cantou. Agora é só criar o
seu estilo para cantar pois devemos sim ter ídolos
e nos espelharmos neles mas à partir daí, devemos
descobrir o nosso próprio modo de cantar.
SEJA CRIATIVO SEMPRE!!!!

HOMENS
BAIXO (Voz
Grave)

BARÍTONO
(Voz Média)

TENOR (Voz
Aguda)

MULHERES

CONTRALTO (Voz Grave)

MEIO-SOPRANO ou MEZZO-SOPRANO
(Voz Média)

SOPRANO (Voz Aguda)

Capítulo 5: Exercícios de Relaxamento

Faça esses exercícios com roupas confortáveis e
ambiente tranqüilo.

DEITADO
Deite-se de costas, certifique-se de que sua
coluna esteja em contato com o chão.
Observe a oscilação natural de sua respiração,
que se expande e contrai, por meio de seu
tórax e abdomem, e pelo ouvir atento dos
sons que emanam do interior.
Apenas observe e ouça as ações de seu corpo.
Não as manipule, não as controle. Apenas
respire e conscientize-se de sua respiração.
EM PÉ
Fique ereto, com as pernas afastadas e na direção
dos ombros. Distribua o peso igualmente. Imagine-se
agora segurando uma bola de praia debaixo de cada
axila e sinta os espaços respiratórios que se abrem.
(Isso o encorajará a alongar os seus ombros e a
abrir as suas axilas e, conseqüentemente, expandir o
volume de seu tórax para uma respiração mais profunda).
Seu pescoço e cabeça devem estar alongados
e livres. Mantenha essa posição por um minuto
ou mais. Desfrute a extensão de sua coluna dorsal, o
espaço respiratório extra e a sensação de equilíbrio
adequado entre o estado de calmaria e o de atenção.

EXERCÍCIOS DINÂMICOS
Os exercícios dinâmicos combinam o movimento
com o controle da respiração.

RISO
Sorria para o mundo! Em círculos,
movimente, vigorosamente, as suas
mãos, braços, pernas e pés. Permita-
se alguns segundos de relaxamento
entre cada rotação. Mas continue
sorrindo. Você pode fazer este
exercício em pé, sentado ou deitado.

EQUILÍBRIO
O equilíbrio é importante. Tente estipular
um horário para o exercício de
“comportamento modal” – o andar, o
virar-se e o inclinar-se com livros
sobre a cabeça. Respire suave e
conscientemente, em harmonia com
os movimentos de seu corpo. Isto
encoraja a coordenação suave graciosa
dos músculos.

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO COMPLETA
Permaneça com seus pés confortavelmente dissociados
dos seus ombros, que apontam para cima; os
braços e as mãos soltas ao lado do corpo. Concentre-
se em sim mesmo, confira a sua postura. Inspire
pelo nariz o mais demoradamente possível e expire
todo o ar também devagar e silenciosamente. Quando
sentir-se vazio de ar, tussa e mostre para você
mesmo que ainda possui reservas de ar escondidas.
Tente tocar o solo com a ponta dos dedos, curve os
joelhos se necessário. Segure sua respiração por
alguns segundos.
Conforme você respira, silenciosamente, pelo nariz,
você, gradativamente, torna-se ereto. Estenda os braços
como asas, erguendo-as calma e suavemente,
até equilibra-los horizontalmente.
Assim que você completar o movimento e a inspiração,
coloque as mãos juntas acima da cabeça (como
se estivesse em oração). Lembre-se que as mãos
postas devem estar acima do topo de sua cabeça.
Segure a inspiração.
Quando você estiver preparado, silenciosamente,
expire pela boca, e abaixe os seus braços, reta e
vagarosamente, até que estejam abaixo da horizontal.
Rapidamente solte o ar que sobrou em um suspiro
forte e permita que a parte superior do seu corpo caia
pesadamente, curve o quadril para a frente, deixando
a cabeça pendente. Conscientemente libere todo o ar
“usado”, de que você não mais precisa. Relaxe por
algum tempo e repita o exercício desde o início.

EXERCÍCIO DE LIBERAÇÃO DA VOZ
Algumas pessoas sentem-se incapazes de facilitar e
de liberar as suas vocalizações. Elas podem sentir
sua voz natural, de alguma forma, bloqueada, amarrada
ou suprimida. Tente este exercício de liberação da
voz como parte de seu programa vocal.
Sente-se de cócoras, dobre e recurve o seu corpo em
um nó, teso e compacto, de braços e pernas; tente
condensar-se em uma menor massa possível. Segure
a sua respiração e os órgãos vocalizadores no centro
desta massa.
Como último esforço, respire e estique-se, rápida e
vigorosamente. Solte a sua voz num profundo “UGH”,
por meio do som mais profundo que você possa
encontrar. Maximize e aproveite o espreguiçamento.
Descanse por um minuto. Repita o exercício por até
dez vezes. A cada vez, interiorize mais, e projete sua
voz relaxada mais forte e prolongue cada vez mais o
som. Observe que você envolve todo os seu corpo na
vocalização, particularmente a pélvis e o diafragma.
OBS: Exercícios extraídos do livro: “A Cura pelo Som”
de Olivea Dewhurst-Maddock

Capítulo 6: A Voz e Suas Particularidades

“E Deus soprou em suas narinas o sopro da vida, e o
homem tornou-se uma alma viva” Gênesis 2:7
O seu corpo produz todos os tipos de sons, desde o
aplaudir até bater dos pés, o ranger dos dentes e o
digerir dos alimentos. Esses ruídos têm, entretanto,
importância mínima, se comparados às suas vocalizações
– sons produzidos pelas cordas vocais, em sua
caixa de ressonância ou laringe. Isto dá-se porque a
voz reflete a condição mental emocional e física da
pessoa; ela é, verdadeiramente, a parábola da alma.
Este capitulo explica como a voz pode ser usada e
controlada. Ela demonstra como descobrir e relaxar a
voz beneficiam não só a sua saúde físico-mental e os
estados emocionais como a sua aparência, a confiança
frente à sociedade e as sua habilidades comunicativas.
A compreensão da voz é um excelente disciplina
de auto-conscientização e é vital para a arte de
ouvir. Por meio de cuidadosa atenção, você aprenderá
a compreender, através das vozes dos outros, os
significados impronunciáveis, que se escondem através
das palavras.

Propriedade da Associação de Coros da Área de Lisboa
Apartado 540 PRAGAL—2801-602 ALMADA –PORTUGAL
Telefone/ Fax (351) 309918088 E-mail: coroslis@netcabo.pt ou
coroslis@sapo.pt
Director: Ivo Reis Miranda
Tiragem 2 000 exemplares

Depósito legal – 106389/96
Página: pwp.netcabo.pt/coroslis

O modo como você usa a sua voz proporciona o discernimento
vital para a vida em geral. As suas vocalizações
revelam como as suas energias, sentimentos,
pensamentos e intuições colaboram na produção de
um único estilo vocal. Este estilo reage às influencias
externas tanto quanto os sentimentos no seu interior,
que se desenvolvem atrás do tempo em emoções e
experiências passadas acumuladas e amadurecidas.
Logo, a voz é diagnosticável e terapêutica. Em suma:
aprenda a usar a sua voz, e você se sentirá melhor.
A voz é formada durante a respiração. A primeira parte
deste capitulo explora os mecanismos da respiração e
o seu uso na produção da voz, alem de incluir alguns
exercícios vocálicos básicos e de respiração. Esses
são fórmulas praticas que ampliam a extensão da voz
e as suas técnicas de respiração, assim como aumentam
a conscientização das partes do seu corpo envolvidas
na respiração e nas vocalizações.

O MECANISMO DA RESPIRAÇÃO

A cada quatro ou cinco segundos, os seus pulmões
aspiram ar puro contendo oxigênio, e exalam resíduos
venenosos de dióxido de carbono. Essa função respiratória,
reflexiva e vital, é continua, consciente e
inconsciente, esteja você em atividade, repouso ou
adormecido. É a principal motivação do organismo;
sem ela, você sufocaria e morreria.
Os seus órgãos respiratórios incluem o nariz e a boca,
a garganta, a traquéia, os canais inferiores (brônquios
e bronquíolos) e os próprios pulmões. Os músculos
envolvidos na respiração incluem os do tórax. Ele marca
a divisão entre a caixa torácica e o abdômen.
Quando você inspira, esses músculos expandem os
pulmões, e inalam o ar para dentro do nariz e boca,
que encaminham-no para a traquéia. Quando os músculos
do tórax e do diafragma relaxam, o ressalto flexível
dos pulmões encolhe-os, como balões vazios que
expelem o ar ao serem expirados. Esta exalação,
quando você fala ou canta, é um processo passivo
não-muscular, que se baseia no volume pulmonar
naturalmente contraído.

A PRODUÇÃO DOS SONS VOCÁLICOS
Cada instrumento musical possui três aspectos, que
associados são responsáveis pela produção de som.
São eles: uma saída, ou fonte de energia; um vibrador,
que determina o som e o tom; e os ressonadores, que
somam as tonais. Em uma guitarra são o dedo na corda
tocada, a corda e o corpo da guitarra, respectivamente.
A sua voz – apesar de todos os preconceitos
que possa ter – pode ser um instrumento musical de
grande valia, poder e adaptabilidade. A sua saída é o
ar exalado pelos pulmões; o seu vibrador são as cordas
vocais, em sua caixa torácica ou laringe; e as suas
ressonâncias são as cavidades de ar e estruturas
como: garganta, boca, nariz e cavidades.
Similarmente, a vocalização é dividida em três processos
essenciais. Esses são a formação, ou produção do
som; a ressonância, ou amplitude harmônica do som; e
a articulação – o formato, a modelagem e a saída dos
sons vocálicos, em formas lingüísticas conhecidas por
palavras.
Conforme você realizar os exercícios vocais, você estará
trabalhando as sensações físicas da fonação, ressonância
e articulação. Sinta-os como parte de você. E
acima de tudo, ouça-os! O retorno auditivo, através das
suas expressões vocais, é uma parte vital do processo
de vocalização. Lembre-se: é a pessoa, em um todo,
que fala e canta.

AS CORDAS VOCAIS
Suas cordas vocais são duas protuberâncias brilhantes,
aperoladas, situadas em ambos os lados da caixa torácica
ou laringe, em seu pescoço. Elas não podem vibrar
livremente, como a corda do violino. E são minuciosamente
descritas como pregas vocais porque projetamse,
semelhantemente a uma concha, das paredes da
laringe. Durante a respiração suave, elas formam dois
lados compridos de um orifício triangular – a glote – por
onde o ar alcança seus pulmões.
Quando você fala, os músculos do seu pescoço e os
que circundam a laringe revestem as cordas vocais até
que elas se movimentem para dentro, em direção ao
centro da laringe, quase tocando-se. O ar deve, então,
passar por um orifício estreito e comprido. Conforme
isto se dá, o ar vibra as cordas. Elas são acompanhadas
por um segundo par de dobras, algumas vezes descritas,
meio grosseiramente, como falsas cordas vocais,
que se movem acima do par verdadeiro. Juntos, esses
dois pares de dobras formam um vaso similar ao útero
Para vocalizar notas de tom alto, os músculos da laringe
cobrem as cordas, e alargam-se na extensa e hermeticamente.
Assim, elas vibram em uma freqüência mais
alta, como uma corda de guitarra soa uma nota alta
quando é comprimida pela cravelha. Se quiser aumentar
a sua sonoridade, aumente a velocidade e pressione o
ar que circula fora de seus pulmões. Tente repetir a
mesma sentença longa ou um poema em tons mais baixos,
e a seguir em um estilo alto e dramático. Observe a
rapidez com que você libera o ar no segundo caso.
OBS: Informações extraídas do livro: “A Cura pelo Som”
de Olivea Dewhurst-Maddock

Final
Caro internauta,
Você que acompanhou durante todo esse tempo o nosso
mini-curso de técnica vocal e se interessou bastante
pelo assunto, não deixe esse interesse de lado, procure
uma escola de música na sua cidade e comece a aperfeiçoar
sua voz, lembrem-se que nunca é tarde para
começar, nossa vida é feita de um constante aprendizado
seja qual for a nossa área.
Tire um tempo para você, para fazer o que gosta, o que
te dá prazer, pois na nossa correria do dia-a-dia, quase
sempre nos esquecemos da principal peça da nossa
vida: Nós mesmos!!!!
Então dê mais atenção à você e faça agora o que você
vem deixando de fazer por você.
Texto retirado da Página “Música Sacra e
Adoração”

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